quarta-feira, 17 de agosto de 2022

DEBATE NA TV

MUDANÇA DE COMPORTAMENTO DO ELEITOR O debate entre Lula e Collor no segundo turno em 1989 , inaugurou o que Antonio Rubim ex secretário de Cultura do governo Wagner e escritor teorico chama DE IDADE MIDIA. No livro Comunicação na Polís tem um capitulo dedicado a analisar o comportamento do eleitor antes e depois do então debate. É bom lembrar que os comicios eram a marca das eleições. Era lá que o povo ia ver quem tava apoiando, qual o programa de governo e a quantidade de pessoas que estavam presentes prestigiando o comicio. Hoje o programa eleitoral passa os comicios relampagos feitos pelos candidatos e o eleitor assiste sentado no sofá. Os debates na TV e no Rádio tem seu lugar na casa dos eleitores. O resultados das pesquisas também influenciam quem vai votar. Tudo isso e muito mais é assistido na sala de star ou até no leito pela televisão. Os candidatos vão vestidos à carater para as caminhadas e para os comicios relampagos. ( Paletó e gravata ). Outra questão são as coligações que se tornaram muito importante não só porque diminui o coficiente eleitoral, mais porque aumenta o tempo de propaganda na TV e no rádio. Tudo isso Rubin relata no capitulo Idade Midia do livro Comunicação na Polís organizado por Roberto Carvalho. Agora foi introduzido a campanha nas redes sociais. Ambiente muito favoravel as mentiras conhecidas como "Fake News", E OS DESAVISADOS SOFREM INFLUÊNCIA. O eleitor não deveria perder de vista em qualquer situação quem vai representar se de fato cumpre as promessas ou chegando lá vai obedecer quem finiciou a campanha por debaixo do pano. Olhar também qual é a classe que o candidato pertence. Só assim poderemos evitar a releição do CENTRÃO que apoia o grande capital e tira direitos dos menos favorecidos. Estes são a maioria que vota e elege. Enfim uma boa dose de olhar de luta de classe é bom na hora de votasr no dia 2 de outubro 2022. João Milton Santos - jornalista registro profissional 03680.

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